02/11/2011

A sua Escola está preparada para o século XXI?

No século XXI a educação mundial vem sofrendo mudanças e no Brasil não poderia ser diferente. A tecnologia vem tomando espaço da educação tradicional (quadro, giz e livros) e a cada dia vem sendo substituído pelos recursos modernos (datashow, tablets, iphone, ipad, notebook, redes sociais, entre outros). E como acompanhar essa evolução tecnológica?


Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu a Pesquisa Microsoft Parceiros na Aprendizagem (PILSR – Partners in Learning School Research). Um estudo internacional baseado no modelo de pesquisa da ITL Research (Innovative Teaching and Learning), patrocinado pela iniciativa Parceiros na Aprendizagem da Microsoft, com consultoria da Unesco, OECD e outras organizações, e atuação em 41 países atualmente. Fonte: Microsoft Educação.

Neste post vamos mostrar como iniciar o processo de implantação e gerencia do sistema de pesquisa da Microsoft na sua escola.

Para participar desta pesquisa é muito simples. Primeiramente é necessário que a escola tenha um responsável para divulgar a pesquisa e conscientizar da importância em respondê-la. Este responsável será o Coordenador da pesquisa na sua Escola e também o administrador do sistema online que está disponível no site PILSR.com Clique Aqui.

Veja que o site está todo escrito em inglês. Selecione "Brazil" conforme a Figura 01.

Site da Microsoft Partners in Learning
Figura 01 - Site da Microsoft Partners in Learning
Todo o site agora está na escrito em Português. Clique no link <Entrar>. Será solicitado que faça o login com uma conta Microsoft Live ID.

Após ingressar com seu e-mail e senha do Microsoft Live ID será exibido o sistema conforme a Figura 02.

Sistema da Pesquisa Escolar
Figura 02 - Sistema da Pesquisa Escolar
Agora o Coordenador terá que configurar o sistema. No Painel de Instruções que aparece são disponibilizados 5 Passos para gerenciar a Pesquisa Escolar. Veremos abaixo detalhes de cada Passo.

Passo 1 - Atribuir Papéis de Liderança para o Sistema de Pesquisa Escolar.

Neste Passo você deve informar se é Dirigente, Professor ou Outro. Após escolher em qual categoria se enquadra será exibido um campo para informar o e-mail do coordenador primário da pesquisa escolar. Através deste e-mail o coordenador recebe informações da pesquisa escolar e pode efetuar o login para acompanhar a pesquisa. Recomenda-se que seja o mesmo e-mail que fez login anteriormente.

Para um melhor controle o sistema permite que você inclua até 05 novos responsáveis para lhe ajudar na divulgação e coordenação da pesquisa escolar. Vale lembrar que esses novos responsáveis terão as mesmas permissões que o coordenador primário.

Forneça as informações que deseja nesse Passo e clique em <Atualizar>.

Passo 2 - Instalar o Sistema de Pesquisa Escolar.

Neste Passo serão solicitadas informações regionais, nome da escola, número de dirigentes, número de professores (Educadores), escolherem se está participando de algum programa da Microsoft Inovadores, data de início e fim da pesquisa escolar e se deseja repetir a pesquisa escolar no próximo ano.

Atenção: Na data de início e fim não digite os valores dia/mês/ano. Clique na imagem ao lado da caixa de data e selecione pelo componente de calendário a data desejada. O motivo é que a data está no formato mês/dia/ano. Se colocar a data errada o sistema pode finalizar a pesquisa.

Passo 3 - Iniciar o Sistema de Pesquisa Escolar.

Neste Passo você terá que copiar a mensagem disponível para Gestores e Educadores e enviar para os seus e-mails convidando-os para participar da pesquisa. Fique atendo que as mensagens para gestores são diferentes dos educadores.

Passo 4 - Gerenciar o Sistema de Pesquisa Escolar.

Neste Passo você verá os e-mails dos gestores e educadores que responderam a pesquisa escolar. Com essas informações o coordenador tem como conscientizar o restante que ainda não respondeu a pesquisa.

Caso a data de fim da pesquisa escolar esteja próxima e não tenha adesão suficiente, o coordenador pode alterar a data de fim para uma data mais adequada.

Passo 5 - Visualizar resultados do seu Sistema de Pesquisa Escolar.

Somente ao finalizar a pesquisa escolar que será disponibilizada o resultado.

Considerações Finais

Depois de concluir todos os passos o coordenador e os responsáveis cadastrados no Passo 01 terão acesso ao resultado final. Com essas informações os gestores da escola podem traçar um plano estratégico para adequar as práticas didáticas pedagógicas as boas práticas do século XXI.

Vale lembrar que a pesquisa é realizada todos os anos.

Para saber mais sobre a Pesquisa Escolar acesse o site: Clique Aqui.
Para ter os materiais de treinamento da Pesquisa Escolar acesse o site: Clique Aqui.
Para saber mais sobre o funcionamento da Pesquisa Escolar acesse o site: Clique Aqui.

Espero ter despertado o interesse em melhorar as práticas didáticas pedagógicas na sua escola.

Prof. Norton C. Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário